Fotógrafo de casamento em Portugal – Casamento no The Quinta
Fotógrafo de casamento em Portugal – Casamento no The Quinta
Com certeza posso dizer que essa foi uma das experiencias mais enriquecedoras, tanto para minha fotografia quanto para minha vida.
A convite da Gloria Aguiam, uma incrível fotografa de Portugal, passei um mês em Portugal. (País de onde vieram os meus avós e que também sou cidadão.)
Então foi um intercambio fotográfico, além de conhecer um pouco da cultura Europeia pude acompanhar como funcionava o estúdio dela e também compartilhar um pouquinho da minha experiencia de 12 anos fotografando casamentos no Brasil.
E foi um casamento no The Quinta é um lugar esplendido, uma fazenda retro cheia de detalhes.
O making of
Uma das coisas que mais gostei de fotografar lá é o tempo do casamento. Pois normalmente começamos a fotografar cedo, por volta do 12:00 se inicia o making of da noiva.
E normalmente a noiva se arruma no mesmo local de onde será a cerimonia e a festa, lá há “quintas” ou sítios lindos de casamentos.
O local do making of influencia muito no resultado da fotografia, se o local é bonito, a noiva terá fotos lindas da preparação. E essas fotos hoje ocupam lugar de destaque nos álbuns.
Um ponto importante é que lá as maquiagens não são tão carregadas, então as noivas não costumam ficar muito tempo na preparação. Com isso temos bastante tempo livre para fotografar a noiva antes da cerimonia e assim conseguir retratos lindos das noivas. Tive mais de uma hora para pode fazer fotos da noiva pela The Quinta.
A Cerimônia
A cerimônia desse casamento ocorreu em uma praia perto de Sintra chamada Praia Adraga, era cercada por montanhas, além de ter uma água bem azuzinha de brilhar os olhos.
Lá os casamentos não são tão grandiosos, como aqui no Brasil. E quem celebrou a cerimonia foi a própria assessora do casamento aqui temos alem dos Padres de diversas religiões que vão aos locais de cerimonia, ainda temos celebrantes profissionais.
Apesar de lá os casamentos não serem grandiosos, são muito encantadores. E vou escrever aqui o porquê: Assim como o eles, eu acredito que só deve ser convidado quem realmente é próximo e ama o casal, assim, com essa energia de só aqueles que realmente amam, o casamento se torna muito especial.
Eles também não investem muito na decoração, mas os lugares são lindos por si só e não exigem uma decoração espetacular.
O Cocktail
Um dos pontos mais legais que achei, é que antes de realmente começar a festa há um cocktail no por do sol em um gramado.
Normalmente nesse cocktail toca musica ao vivo e são servidos drinks tropicais e finger food.
Eles apreciam muito esse contato com a natureza, porque os invernos costumam ser rigorosos. Então os casamentos geralmente acontecem no verão.
Com a musica ao vivo e num lugar lindo é um ótimo atrativo para as pessoas terem um contato mais intimo, e se conhecerem, sem musica luzes e fumaça.
E durante o cocktail temos um bom tempo para fazer retratos do casal e da família.
Neste casamento tivemos cerca de uma hora com o casal fazer fotos lindas por esse lugar.
Quando voltam da sessão de fotos os convidados já estão na mesa e então acontece a entrada do casal.
O Jantar
Durante o jantar há uma pausa na musica e todos sentam para o jantar.
O jantar lá é realmente um momento especial do casamento, onde todos vão degustar a comida.
Nesse casamento, como muitos em pela Europa, os convidados se setam em uma mesa unica.
Por outro lado, aqui no Brasil muitas vezes não há um tempo estipulado para o jantar ou o cocktail, sendo um momento em que sinto que os noivos e convidados ficam um pouco perdidos. E isso não é uma experiência boa para os convidados.
Durante o jantar que também ocorrem os discursos do casal e dos padrinhos, que é um momento muito especial para eles.
Aqui sinto que muitos casais tem vergonha de falar ou fazer os votos.
Os casamentos costumam ser tão iguais, penso que o momento em que o casal fala e coloca o sentimento deles, é um grande diferencial para a experiencia da festa.
O corte do bolo
Eu percebi que eles gostam de aproveitar cada momento. Então o corte do bolo também é um evento especial onde todos os convidados acompanham o corte com direito a balões ou splarkles.
Também uma coisa legal é que logo em seguida o bolo é servido e todos comem o bolo junto com o casal, como uma sobremesa do jantar.
E uma coisa interessante, é que não existem muitos bolos artificiais por lá. E mesmo quando fazermos casamentos de estrangeiros por aqui, eles estranham muito os bolos artificiais.
A festa
Logo depois do bolo todos vão para a festa, elas costumam ser muito animadas e sem hora para acabar.
Outro detalhe que achei interessante é justamente o tempo de festa. Como nos verões, o por do sol costuma ocorrer por volta das 21/22 horas. Então temos muito tempo de casamento e tempo para aproveitar o dia.
Nesse casamento a pista começou por volta das 22 horas e não teve mais tempo para acabar.
Fiquei muito impressionado com a questão da organização do tempo no casamento.
Tudo deu perfeitamente certo. Muitas vezes sinto que meu trabalho é extremamente prejudicado pela falta de tempo.
Também não há fotografia se as pessoas não estiverem aproveitando e nesse ponto sinto que eles aproveitam cada momento do casamento.
E foi isso!!
Por fim queria também agradecer muito a Gloria, ao seu marido Xu e toda sua família e funcionários por ter me recebido tão bem e me permitido vivenciar essa experiencia.
E principalmente gostaria de agradecer ao meu amigo Victor Knabbenn, ele foi o responsável por tudo isso acontecer!!
Fotógrafo de casamento em Portugal – Casamento no The Quinta
Fotógrafo de casamento em Portugal – Casamento no The Quinta
Veja outros casamentos fora do Brasil:
Fernanda e Jeferson – Las Vegas